Estão sendo ofertadas 29 vagas. Processo seletivo é para entrada imediata dos alunos.
UFPB oferece 29 vagas para curso técnico de nível médio em cuidados de idosos — Foto: Angélica Gouveia/Arquivo
A Escola Técnica de Saúde (ETS), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), divulgou, nesta quinta-feira (11), a abertura de um processo seletivo simplificado para o curso técnico de nível médio em Cuidados de Idosos. A seleção será constituída de uma única fase, por meio de análise do desempenho da média das disciplinas de português, matemática e biologia ou disciplinas equivalentes, no 3º ano do ensino médio. Ao todo, 29 vagas estão sendo ofertadas.
O processo seletivo é para entrada imediata dos alunos. O início das aulas está previsto para o mês de abril, após a matrícula. O candidato pode optar concorrer pela ampla concorrência ou se inscrever no sistema de cotas, para o qual é necessário ter estudado todo o Ensino Médio ou equivalente em escola pública.
O aluno deve ter condições de participar das disciplinas de forma online em um primeiro momento, mas como o período é híbrido, o objetivo, posteriormente, é haver aulas presenciais, desde que permitido pela conjuntura de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19.
As vagas são remanescentes do processo seletivo iniciado no ano passado, que ofereceu 45 vagas para o curso, sendo que muitos alunos tiveram inscrições indeferidas.
O curso tem duração de um ano e meio e o aluno tem a oportunidade de realizar estágios em instituições de longa permanência e outras instituições parceiras, além de ter possibilidade de participar de projetos de pesquisa e extensão relacionados ao idoso.
“Existe uma demanda de mercado muito grande para o curso técnico em Cuidados de Idosos, inclusive devido à perspectiva do envelhecimento populacional”, disse a professora Fabíola Fialho, Diretora de Ensino da ETS.
Por G1 PB