PB Cidades
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
    • POLICIAL
    • PARAÍBA
    • BRASIL
    • MUNDO
    • CONCURSO E EMPREGO
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
    • SAÚDE
    • TECNOLOGIA
  • FALE CONOSCO
RÁDIO CIDADE
TV BEM TV
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
    • POLICIAL
    • PARAÍBA
    • BRASIL
    • MUNDO
    • CONCURSO E EMPREGO
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
    • SAÚDE
    • TECNOLOGIA
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
PB Cidades
No Result
View All Result

MPF quer pena de 386 anos de prisão para Eduardo Cunha e 78 anos para Henrique Eduardo Alves

16 de janeiro de 2018
in Brasil, Destaque

Pedido está nas alegações finais apresentadas pelo MPF-DF à Justiça sobre pagamento de propina para liberar dinheiro do FI-FGTS, fundo administrado pela Caixa. A defesa de Cunha critica o pedido.

Ex-deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) durante sessão na Câmara (Foto: Luis Macedo/Câmara)

O Ministério Público Federal (MPF) no Distrito Federal pediu a condenação dos ex-deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) em alegações finais apresentadas à Justiça Federal na ação penal derivada da operação Sépsis, que investiga desvios no Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), administrado pela Caixa Econômica Federal.

Para Eduardo Cunha, o Ministério Público pediu pena de 386 anos de prisão e para Henrique Eduardo Alves 78 anos por crimes como corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Os dois políticos estão presos e são investigados em várias frentes.

A defesa de Eduardo Cunha afirma que o documento do MPF é uma “ficção científica, sem provas, com afirmações inverídicas que não podem sustentar uma condenação”.

Até a última atualização desta reportagem, não conseguimos contato com a defesa de Henrique Eduardo Alves.

O pedido do MPF foi enviado à Justiça Federal em Brasília. Antes de decisão do juiz do caso, Vallisney de Oliveira, os acursados também vão apresentar alegações finais.

“Iguamente é essencial para a definição das penas de Henrique Alves e Eduardo Cunha a constatação de serem estes criminosos em série, fazendo da política e da vida pública um caminho para a vida delituosa”, argumentou o MPF no pedido à Justiça.

Cunha foi preso em outubro de 2016 por outra investigação relacionada à Lava Jato onde ele é acusado de receber propina de contrato de exploração de Petróleo no Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro.

Henrique Alves foi preso em junho de 2017 em operação da Polícia Federal, também desdobramento da Lava Jato, que investigou corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal (RN).

Preço da corrupção

No documento entregue à Justiça Federal, o MPF também pede a condenação de Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves ao pagamento de danos materiais e morais causados pelos prejuízos causados pela corrupção à ordem econômica e à administração pública.

 

Segundo os cálculos do MPF, o valor cobrado é de duas vezes o montante da propina envolvida no esquema. Para Eduardo Cunha, o MPF pede R$ 13,7 milhões e para Henrique Alves R$ 3,2 milhões.

Operação Sépsis

A operação Sépsis foi deflagrada em 1º de julho de 2016 como desdobramento da operação Lava Jato. O objetivo da operação Sépsis foi investigar um suposto esquema de pagamento de propina para liberação de recursos do FI-FGTS.

Cunha é réu nesse caso desde outubro de 2016. Além dele e de Henrique Alves, também são réus Fábio Cleto, ex-vice-presidente da Caixa, o empresário Alexandre Margotto e Lúcio Funaoro, apontado como operador de propinas do PMDB.

A denúncia do Ministério Público que originou o processo afirma que os investigados cobraram e receberam propina de empresas interessadas em obter empréstimos do FI-FGTS.

Na delação premiada, Fábio Cleto, indicado para a Caixa por Cunha, narrou irregularidades que teriam ocorrido entre 2011 e 2015. Nesse período, Cunha teria ficado com 80% da propina desviada do fundo; Funaro, com 12%; Cleto, com 4%; e Margotto, também com 4%.

G1 Por Camila Bomfim, TV Globo, Brasília

ShareTweetSend

Discussion about this post

Recommended Stories

Anvisa aprova remédio contra covid-19 para imunocomprometidos

Anvisa aprova remédio contra covid-19 para imunocomprometidos

O que nos faz sentir coceira e por que queremos nos coçar?

O que nos faz sentir coceira e por que queremos nos coçar?

Programação completa dos blocos de carnaval de João Pessoa é divulgada

Programação completa dos blocos de carnaval de João Pessoa é divulgada

Popular Stories

  • Lamentável; Em menos de 24h, unidades de Saúde de Mari são alvos de violência

    Lamentável; Em menos de 24h, unidades de Saúde de Mari são alvos de violência

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Bebê nasce com três pênis. É o primeiro caso no mundo

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Três coisas que acontecem se parar de fazer sexo

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Estudante de 18 anos morre após desmaiar durante relação sexual, diz marido

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Professora Maria Anunciada Dias compositora do Hino do município de Mari recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
REDAÇÃO PBCidades
Rua Ailton Braz dos Santos, 23, Centro
CEP: 58345-000 - Mari/PB
Telefone: (83) 9 9645-6132
E-mail: redacao@pbcidades.com

© 2020 PBCidades | Feito com por DeskGov.

No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
    • POLICIAL
    • PARAÍBA
    • BRASIL
    • MUNDO
    • CONCURSO E EMPREGO
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
    • SAÚDE
    • TECNOLOGIA
  • FALE CONOSCO

© 2020 PBCidades | Feito com por DeskGov.