PB Cidades
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
    • POLICIAL
    • PARAÍBA
    • BRASIL
    • MUNDO
    • CONCURSO E EMPREGO
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
    • SAÚDE
    • TECNOLOGIA
  • FALE CONOSCO
RÁDIO CIDADE
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
    • POLICIAL
    • PARAÍBA
    • BRASIL
    • MUNDO
    • CONCURSO E EMPREGO
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
    • SAÚDE
    • TECNOLOGIA
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
PB Cidades
No Result
View All Result

Análise: O pomo da discórdia na política de Marí e suas consequências

10 de março de 2024
in Destaque, Notícias

Foto Reprodução

Na mitologia grega, o pomo da discórdia era uma maçã dourada lançada pela deusa Éris durante o casamento de Peleu e Tétis. Inscrições na maçã diziam “À mais bela”, o que gerou uma disputa entre as deusas Hera, Atena e Afrodite. Zeus designou Paris, um mortal, para escolher a mais bela entre elas. Cada deusa tentou suborná-lo, e Afrodite prometeu-lhe o amor de Helena, desencadeando a Guerra de Troia.

O pomo da discórdia simboliza a discórdia e as consequências de decisões que desencadeiam disputas e conflitos.

O cenário político de Marí se assemelha ao épico da mitologia grega, onde o Prefeito Antônio Gomes, qual um deus decidindo destinos, lançou o equivalente moderno do pomo da discórdia ao escolher Lucinha da saúde como sua sucessora, desencadeando uma série de eventos que abalam as estruturas políticas locais.

Assim como na história mitológica, o pomo da discórdia lançado por Antônio Gomes trouxe divisões e atritos, desconsiderando a importância do diálogo com sua base aliada na Câmara, Secretários e demais lideranças. A decisão unilateral do alcaide mariense revela uma desconexão com as nuances políticas e a falta de percepção sobre a aceitação popular de sua escolha.

Dra. Emanuelle, a então Secretária de Saúde, representa a deusa rejeitada na disputa pelo pomo da sucessão. Seu oferecimento para fortalecer a sucessão foi ignorado, e a irredutibilidade do prefeito em manter Lucinha como pré-candidata gerou um conflito que resultou na saída de aliados históricos e importantes.

O descontentamento gerado pela escolha do pomo da discórdia político reverberou na sociedade, alimentando a percepção de que Antônio Gomes busca, indiretamente, um terceiro mandato através de Lucinha. Essa narrativa prejudica a imagem do prefeito e de sua apadrinhada, distanciando-os do apoio popular necessário para uma campanha bem-sucedida.

A lista de aliados que abandonaram o barco político de Antônio Gomes assemelha-se aos deuses e heróis que se retiraram da disputa pelo pomo na mitologia grega. A renúncia da Secretária de Saúde Emanuelle Chaves, o Secretário Adjunto de Saúde Nilcélio Oliveira, o Agente de Saúde Ronaldo Oliveira, a enfermeira Adriana Galvão e o suplente de Vereador e Radialista Marcos Sales são equivalentes aos personagens que recusaram o pomo e decidiram seguir caminhos independentes.

Foto Reprodução

Neste contexto, a analogia com a mitologia grega destaca a importância de escolhas estratégicas e da compreensão das dinâmicas políticas. O pomo da discórdia lançado por Antônio Gomes não só causou descontentamento, mas desencadeou uma série de consequências que podem impactar profundamente o futuro político de Marí.

Diante deste cenário, é imperativo que os estrategistas políticos considerem a lição mitológica de evitar lançar pomos da discórdia, compreendendo a necessidade de diálogo, inclusão e respeito às opiniões de sua base aliada. A falta de consenso pode levar a uma queda política, tornando-se crucial aprender com as consequências do pomo da discórdia lançado em Marí.

Por ExpressoPB

ShareTweetSend

Recommended Stories

Concursos reúnem 24 mil vagas com salários de até R$ 34 mil

Concursos reúnem 24 mil vagas com salários de até R$ 34 mil

Em Mari, secretaria de saúde promove atenção à gestante com a  entrega  de Kit para prevenir o Covid-19

Em Mari, secretaria de saúde promove atenção à gestante com a entrega de Kit para prevenir o Covid-19

Tecnologia x estresse: especialistas pregam equilíbrio e elaboram lista com o que ajuda ou atrapalha

Tecnologia x estresse: especialistas pregam equilíbrio e elaboram lista com o que ajuda ou atrapalha

Popular Stories

  • Lamentável; Em menos de 24h, unidades de Saúde de Mari são alvos de violência

    Lamentável; Em menos de 24h, unidades de Saúde de Mari são alvos de violência

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Bebê nasce com três pênis. É o primeiro caso no mundo

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Três coisas que acontecem se parar de fazer sexo

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Henri Castelli e o mariense Luciano D10 vão estrear filme na TV

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Professora Maria Anunciada Dias compositora do Hino do município de Mari recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
REDAÇÃO PBCidades
Rua Ailton Braz dos Santos, 23, Centro
CEP: 58345-000 - Mari/PB
Telefone: (83) 9 9645-6132
E-mail: redacao@pbcidades.com

© 2020 - 2023 PBCidades | Feito com por Desk Web.

No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
    • POLICIAL
    • PARAÍBA
    • BRASIL
    • MUNDO
    • CONCURSO E EMPREGO
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
    • SAÚDE
    • TECNOLOGIA
  • FALE CONOSCO

© 2020 - 2023 PBCidades | Feito com por Desk Web.