UFPB abre inscrições para mil vagas em cursinho online de preparação para o Enem

Inscrições vão até 21 de junho. Vagas terão vigência de oferta até dezembro deste ano.

Campus III, da UFPB, em Bananeiras — Foto: Egberto Araújo/Arquivo Pessoal

Estão abertas até o dia 21 de junho as inscrições para mil vagas em um cursinho online com o objetivo de preparar estudantes que querem prestar vestibular, principalmente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa é de um projeto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no campus III, em Bananeiras, no Brejo paraibano.

As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos). Podem se inscrever estudantes, professores, técnico-administrativos e colaboradores da UFPB e alunos sem vínculo com a instituição.

O curso, previsto para iniciar em 22 de junho, é uma iniciativa do projeto “Inclusão social de alunos da rede pública: educação, cultura e direitos humanos”, coordenado pelo professor do Departamento de Agricultura, Marcos Barros. As atividades devem ocorrer até 30 de abril de 2021.

As mil vagas terão vigência de oferta até dezembro deste ano, período em que acontecerá a etapa preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ainda sem data definida. Entre janeiro e abril, serão realizadas outras atividades, como acompanhamento e monitoramento dos resultados no Enem e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

“Queremos promover a inclusão social de jovens provenientes das camadas populares, ampliando as possibilidades do ingresso dos estudantes de escolas públicas do Brejo paraibano em cursos de graduação das universidades públicas do estado da Paraíba. Assim, contribuiremos para a educação, formação sociocultural e o exercício pleno da cidadania deles”, reforçou o professor.

O professor Marcos Barros destaca a experiência de ofertar um curso 100% online. “É um desafio interessante, motivador, pois temos aproveitado nossos atributos de domínio de conteúdo e adaptando às ferramentas multimídias. É um caminho sem volta para o país esse novo normal da educação”.

Ele observa ainda que um curso online tem alcance muito maior, atingindo pessoas e lugares cada vez mais distantes. “No ano passado, dependíamos dos ônibus das prefeituras para trazer os alunos até o campus universitário. A adoção das ferramentas virtuais de aprendizagem remete a uma maior eficiência e eficácia da transmissão do conhecimento teórico e prático e a uma preparação pré-universitária massificada”.

Para isso, foram pensados recursos didáticos para permitir a realização do curso, tais como material didático digitalizado; apresentações em multimídia; vídeos, web-conferências e web-aulas; fórum para debate e tiração de dúvidas; ferramentas Moodle Classes (UFPB) e Google Meet; rede social Instagram; Whatsapp e outros aplicativos de comunicação.

Mais informações podem ser obtidas por meio dos números de telefones (83) 99132-6812/3367-5566, pelo e-mail cursinhoproenem.cchsaufpb@gmail.com e pelo perfil do projeto no Instagram.

Por G1 PB