Projeto oferece sessões de cinema gratuitas em van movida a energia solar, em Cabaceiras, PB

Filmes serão exibidos pelo ‘Cinesolar’ na cidade conhecida como a ‘Roliúde Nordestina’.

Projeto oferece sessões de cinema gratuitas em van movida a energia solar para a PB — Foto: Murilo Durães/Divulgação

Os moradores da cidade de Cabaceiras, conhecida como Roliúde Nordestina, no Cariri paraibano, terão acesso ao cinema de uma forma diferente neste sábado (8) e domingo (9). O projeto “Cinesolar” levará filmes que serão exibidos gratuitamente em um van movida a energia solar.

No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam aos locais de exibição, tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

Cabaceiras, localizada a 166 km de João Pessoa, ficou conhecida como a “Roliúde Nordestina”, por ter sido o cenário de 30 produções, entre documentários e longas nacionais, como “O Auto da Compadecida”, “Canta Maria” e “Cinemas, Aspirinas e Urubus”.

Neste sábado, às 18h e às 19h, acontecem sessões de curtas-metragens com temáticas sustentáveis. Já no domingo, a programação terá às 18h a exibição de curtas-metragens e, às 19h, o filme “Canta Maria”, do diretor Francisco Ramalho Jr. O elenco da obra é formado por atores como José Wilker, Marco Ricca, Vanessa Giácomo, Francisco Carvalho, Eliete Cigarini, Edward Boggiss e Tião D’Ávila.

Durante as sessões de cinema, acontece também a Eco Estúdio Solar, que é uma exposição tecnológica sustentável. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar.

Cerca de 210 mil pessoas já participaram das exibições do Cinesolar — Foto: Israel Barreto/DivulgaçãoCerca de 210 mil pessoas já participaram das exibições do Cinesolar — Foto: Israel Barreto/Divulgação

Cerca de 210 mil pessoas já participaram das exibições do Cinesolar — Foto: Israel Barreto/Divulgação

Cerca de 210 mil pessoas participaram

O “Cinesolar” começou as atividades em 2013 e realizou cerca de 1,3 mil sessões com a exibição de mais de 75 longas-metragens e 100 curtas-metragens com a temática socioambiental em 520 cidades de 20 estados do país.

De acordo com a organização do “Cinesolar”, cerca 210 mil pessoas participaram das exibições. O projeto já esteve em todos os estados do Sul, Sudeste e Nordeste, além dos estados de Goiás e Mato Grosso, no Centro-Oeste; Pará e Rondônia, no Norte e do Distrito Federal.

Programação completa

Sábado (8)

  • 18h: 1º exibição de curtas-metragens
  • 19h: 2º exibição de curtas-metragens
  • Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (em caso de chuva: Arraial Popular Liu dos 8 baixos – Avenida 4 de junho)

Domingo (9)

  • 18h: exibição de curtas-metragens
  • 19h: exibição do longa-metragem “Canta Maria”
  • Local: Bar do André (em caso de chuva: Grupo Escola da Tapera, na Comunidade da Tapera)

'Cinesolar' esteve em todos os estados do Sul, Sudeste e Nordeste — Foto: Cinesolar/Divulgação'Cinesolar' esteve em todos os estados do Sul, Sudeste e Nordeste — Foto: Cinesolar/Divulgação

‘Cinesolar’ esteve em todos os estados do Sul, Sudeste e Nordeste — Foto: Cinesolar/Divulgação

Por G1 PB