Como praticar exercícios durante a jornada de trabalho – e por que é importante

Usar o horário de almoço para se exercitar, por exemplo, oferece benefícios para a saúde física e mental.

Praticar exercícios durante o expediente oferece benefícios para a saúde física e mental — Foto: rawpixel/Pixabay

Atividade física. Todo mundo sabe que se deve praticar. Muita gente tem pavor. Mas a maioria tem dificuldade de encontrar tempo para isso.

Diferentemente de dormir, praticar exercício não é algo que vai acontecer inevitavelmente todos os dias. Precisamos nos empenhar para tentar encaixar este hábito saudável na nossa rotina. Por isso, muitas pessoas estão buscando maneiras diferentes de incorporá-lo à atividade que costuma ocupar a maior parte do dia: o trabalho.

Quando você pratica exercícios, sua aparência melhora, você se sente mais disposto e até trabalha melhor. Mas isso não é novidade.

Um estudo de 2008 realizado no Reino Unido mostrou que mais de 200 profissionais que tinham acesso e usavam a academia da empresa eram mais produtivos e voltavam para casa mais satisfeitos nos dias em que se exercitavam durante o expediente.

Em 2013, outra pesquisa revelou que, independentemente da idade, as pessoas apresentam “ganhos cognitivos imediatos” após “uma única série de exercício moderado”, como 15 minutos de pedalada em uma bicicleta ergométrica.

Essas descobertas indicam que praticar exercício durante o expediente pode ser ainda melhor do que deixar a atividade física para antes ou depois do trabalho.

Isso, é claro, além de todos os benefícios conhecidos da prática de exercícios, como perda de peso, melhora da qualidade do sono, do desempenho sexual, do humor e manutenção da saúde.

‘Oportunidade de ouro’

Peter Antonio, personal trainer, instrutor fitness e nutricionista registrado do centro esportivo da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, classifica como uma “oportunidade de ouro” dar uma escapada do trabalho na hora do almoço para fazer atividade física.

Não apenas ajuda a atingir as metas de condicionamento físico, como também “oferece uma sensação de realização no meio do expediente, que pode durar pelo resto do dia”.

Correr ou caminhar em volta do quarteirão no horário de almoço é uma boa maneira de se exercitar — Foto: Free-Photos/Pixabay

Correr ou caminhar em volta do quarteirão no horário de almoço é uma boa maneira de se exercitar — Foto: Free-Photos/Pixabay