AGS visita Centro de Educação Produtiva Pindobal em Mamanguape.

O vice-prefeito de Cabedelo, Aguinaldo Gonçalves da Silva(PSB), visitou na manhã  do último domingo(14), o Centro de Educação Produtiva – Pindobal, localizada na área rural do município de Mamanguape. AGS, foi a convite do diretor João Batista. Em sua visita, o vice prefeito participou de reunião,  ouviu de todos os presentes, relatos das dificuldades que passa o local, percorreu e conheceu as instalações do centro.

Ao vice prefeito AGS, foi pedido uma reunião com o prefeito Vitor Hugo, com a intenção de apresentar o projeto de cultivo de plantas medicinais, e a realização de parcerias com o município de Cabedelo.  

Ao Blog do RC, o diretor da instituição falou sobre a parceria,  que vem sendo construído, para a implantação de um laboratório de plantas medicinais, com o Instituto de Pesquisa Agropecuária do Nordeste, que é fundamental para a vida humana. “Todas as plantas medicinais que cultivamos aqui, tem principio ativo, e comprovado”.”Cultivamos também as plantas reconhecidas pelo SUS.” “Registramos o curso de primeiros socorros realizado pela patrulha civil.” Relatou Batista  

Segundo informações, o projeto do cultivo dessas plantas, não é só cultivar-las, e sim,  fazer os fitoterápicos, e ao mesmo tempo, distribuir para as prefeituras que desejarem fazer união com o centro. 

Oficialmente, são cultivadas e catalogadas, em pindobal,  48 tipos de mudas de plantas medicinais, além de outras que faltam serem identificadas.

As plantas medicinais são utilizadas para os mais diferentes efeitos, entre os quais podem ser destacados: o anticatarral (inibe a formação de catarro); o antiespasmódico (evita ou alivia as contrações musculares dolorosas); antiflatulento (elimina os gases intestinais); anti-reumático (combate o reumatismo); antitussígeno: (inibe a tosse); diurético (auxilia a eliminação de líquidos pelos rins); emético (provoca vômito); expectorante (elimina a mucosidade do aparelho respiratório); hemostático (estanca hemorragias); laxante (solta os intestinos); obstipante (prende os intestinos).

Confira fotos abaixo da visita: 

Por Blog do Rembrandt Carvalho