155 anos de Campina Grande: veja o que fazer no feriado

O G1 preparou dicas de locais para visitar que agradam a todos os perfis de pessoas que moram ou estão de passagem pela cidade aniversariante.

Campina Grande comemora 155 anos de emancipação política nesta sexta-feira (11) e o G1 preparou dicas de onde aproveitar o feriado na cidade. Entre as opções estão lugares e eventos para curtir sozinho ou acompanhado por amigos e família para quem mora ou está de passagem pela aniversariante.

Cada canto da Rainha da Borborema oferece história para contar e celebrar. Quem preferir ficar na cidade para descansar ou aproveitar a folga do feriado municipal, pode prestigiar a aniversariante através de várias opções de lazer. Para começar, visitar os pontos turísticos da cidade podem ser um bom programa.

Açude Velho

O Açude Velho é considerado o principal cartão-postal de Campina Grande. Localizado entre o Centro da cidade e o bairro Catolé, o local é um dos mais procurados para fotos, principalmente no fim da tarde, momento em que a paisagem oferece um pôr do sol admirável.

O manancial é cercado por um calçadão com pistas para corrida e ciclovia com extensão de 2,3 km. Uma ótima opção para quem gosta de se exercitar. Depois de praticar atividades físicas, é possível sentar para aproveitar a paisagem tomando água de coco ou comendo uma sobremesa nos quiosques, bares e restaurantes localizados no entorno do açude.

Museu de Arte Popular da Paraíba

Às margens do Açude Velho, está o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), conhecido popularmente como Museu dos Três Pandeiros. A obra de Oscar Niemeyer tem uma estrutura de três partes que se projetam sobre o espelho d’água do Açude Velho. O museu proporciona uma viagem no tempo para quem quer conhecer ou recordar a história da cultura e grandes artistas e autores da Paraíba. No local são encontrados arquivos históricos e obras como cordéis, livros e peças de artesanato.

Um dos pandeiros é dedicado à música paraibana, contando com discografias completas e até roupas de artistas consagrados como Marinês, Jackson do Pandeiro e Elba Ramalho. Outro é dedicado ao artesanato, com obras em barro e pinturas. Já o terceiro, proporciona uma viagem ao mundo da leitura, com cordéis e livros.

No próximo dia 11, o local funciona em horário especial entre 14h e 19h. O destaque da programação do Museu dos Três Pandeiros é a exposição “Jackson é Pop”, que conta a história de Jackson do Pandeiro. A entrada é gratuita.

'Museu dos Três Pandeiros' tem exposição e a entrada é gratuita — Foto: Reprodução/TV Paraíba'Museu dos Três Pandeiros' tem exposição e a entrada é gratuita — Foto: Reprodução/TV Paraíba

Museu dos Três Pandeiros’ tem exposição e a entrada é gratuita — Foto: Reprodução/TV Paraíba

Monumento Pioneiros

Ainda na margem do Açude Velho, outro local bastante visitado na cidade é o monumento dos “Pioneiros da Borborema”. Ele foi inaugurando quando Campina Grande completou 100 anos de emancipação.

O local é ótimo para garantir uma “selfie histórica”. Os pioneiros são representados pelo índio, pela mulher catadora de algodão e o tropeiro. As estátuas são referência àqueles que contribuíram para que Campina Grande surgisse.

Monumento 'Os Pioneiros da Borborema', em Campina Grande — Foto: Junot Lacet Filho/Jornal da ParaíbaMonumento 'Os Pioneiros da Borborema', em Campina Grande — Foto: Junot Lacet Filho/Jornal da Paraíba

Monumento ‘Os Pioneiros da Borborema’, em Campina Grande — Foto: Junot Lacet Filho/Jornal da Paraíba

Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro

Continuando no ritmo do feriado, um dos pontos turísticos mais visitados é o monumento em homenagem a Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, também na margem do Açude Velho. A obra do campinense Joás Pereira Passos é feita de bronze e em tamanho real, retratando os artistas tocando seus instrumentos, pandeiro e sanfona, ao lado de uma mesa com comidas e bebidas típicas do Nordeste.

Por que não valorizar a prata da casa? O local geralmente é escolhido para fotos de formaturas e é outra excelente opção para garantir registros divertidos e interativos com a família.

Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga são homenageados em monumento, às margens do Açude Velho — Foto: Gustavo Xavier / G1Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga são homenageados em monumento, às margens do Açude Velho — Foto: Gustavo Xavier / G1

Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga são homenageados em monumento, às margens do Açude Velho — Foto: Gustavo Xavier / G1

Parque da Criança

O Parque da Criança é ideal para um passeio, caminhada e para praticar esportes como vôlei, futebol, futsal, tênis, basquete, slackline, bicicross, skate, fazer piquenique ou levar as crianças para se divertir no parquinho, no interior do local.

O local fica no bairro Catolé, ao lado do Açude Velho, possui amplo estacionamento para carros, motos e bicicletas. Especialmente no aniversário da Rainha da Borborema, haverá uma programação com atividades desenvolvidas pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer da cidade.

Haverá distribuição gratuita de pipoca e algodão doce para crianças no Parque da Criança. Já a equipe do “Mexe Campina” realizará atividades recreativas com os adultos que estiverem no parque.

 Parque da Criança é uma boa opção para praticar atividades físicas, em Campina Grande — Foto: Daniel Sousa/TV Cabo Branco Parque da Criança é uma boa opção para praticar atividades físicas, em Campina Grande — Foto: Daniel Sousa/TV Cabo Branco

Parque da Criança é uma boa opção para praticar atividades físicas, em Campina Grande — Foto: Daniel Sousa/TV Cabo Branco

Parque da Liberdade

Quem não quiser se deslocar até a área central de Campina Grande, pode curtir o feriado nos bairros. O Parque da Liberdade é uma boa opção para os moradores da zona sul da cidade.

O equipamento construído em uma área de 45 mil m², no bairro da Liberdade também conta com espaços para praticar esportes e relaxar. Equipes do projeto “Mexe Campina” também promoverão atividades físicas no local.

Parque da Liberdade, em Campina Grande — Foto: TV Paraíba/ ReproduçãoParque da Liberdade, em Campina Grande — Foto: TV Paraíba/ Reprodução

Parque da Liberdade, em Campina Grande — Foto: TV Paraíba/ Reprodução

Calçadão da Cardoso Vieira

O Calçadão da Rua Cardoso Vieira é o local perfeito para um “campinense raiz” curtir o feriado. Os bancos do local reúnem quem gosta de uma boa conversa. Qualquer assunto da cidade é tema para um longo diálogo regado à experiência e sabedoria.

Futebol, política, economia e o cotidiano de Campina Grande viram bossa nova sob olhares responsáveis, atentos e profundos. Como a cidade não costuma ficar tão movimentada no feriado, o ideal é ir ao local pela manhã, tomar um bom café e aproveitar o resto do dia para descansar ou fazer uma atividade mais agitada.

Calçadão, em Campina Grande, é palco de muitos personagens da cidade — Foto: Diogo Almeida / G1Calçadão, em Campina Grande, é palco de muitos personagens da cidade — Foto: Diogo Almeida / G1

Calçadão, em Campina Grande, é palco de muitos personagens da cidade — Foto: Diogo Almeida / G1

Shopping Partage

A programação do feriado no Shopping Partage será voltada para o público infantil. Entre 15h e 21h, o Espaço Infantil do local oferecerá pintura facial, escultura em balões e show com fantoches.

Já as 16h, acontecerá o show dos Patrulheiros Caninos. Todas as atividades serão gratuitas.

Noite

Feriado também é dia de saborear o que a gastronomia local tem de melhor. Sozinho ou acompanhado, comida boa em Campina é o que não falta. O G1 também preparou dicas de onde encontrar esses locais.

Na área urbana de Campina Grande, existem vários bares, lanchonetes e restaurantes na Avenida Manoel Tavares. A Avenida Severino Cruz, às margens do Açude Velho, também conta com outras opções, não só de comidas regionais, mas também de cafés e sorveterias, de brinde uma visão privilegiada do principal cartão-postal da cidade. No bairro da Liberdade também existe a Rua Odon Bezerra, com uma diversidade de estabelecimentos. Alguns estabelecimentos oferecem shows.

Turismo rural

Para quem quer sair do movimento da cidade e sentir as raízes da cultura nordestina, existem também ótimas opções na zona rural, com os restaurantes temáticos. Além da boa comida caseira, eles oferecem programações completas para um dia de lazer.

São a Fazenda Santana, o restaurante Casa de Cumpade, ou Casa de Chico, todos em Galante, um dos distritos de Campina Grande. Os locais possuem estrutura cenográfica voltada para a cultura local, passeios de cavalo, charrete, banho de piscina e até tirolesa.

Casa de Cumpade no Distrito de Galante oferece turismo rural  — Foto: Reprodução/TV ParaíbaCasa de Cumpade no Distrito de Galante oferece turismo rural  — Foto: Reprodução/TV Paraíba

Casa de Cumpade no Distrito de Galante oferece turismo rural — Foto: Reprodução/TV Paraíba

Veja quais locais estarão fechados no feriado do aniversário de Campina Grande:

  • Museu Digital de Campina Grande;
  • Clube aquático do Sesi;
  • Vila Sítio São João (local passa por uma reforma para construção do museu ‘Répteis da Caatinga’);
  • Teatro Municipal Severino Cabral.

Por Iara Alves, G1 PB